domingo, 29 de outubro de 2017

Super Imunidade - Dr Joel Fuhrman

Em Maio, quando fui ao Porto, tive, claro está, de passar pela livraria Lello (alerta: POTTER GENERATION). Já andava para comprar há uns tempos um livro sobre alimentação. Não de receitas, mas de alimentos que nos façam bem. Que nos dêem aquilo que precisamos para não ficarmos tantas vezes doentes.

É que já estava cansada sabem? Qualquer constipação para mim demorava cerca de uma semana a passar. Já para não falar dos benurons, dos brufens, griponais, antihistaminicos, etc etc. E nos últimos anos, anos esses ainda aqui passados nestes blogues ( ver aqui ) as otites começaram a aparecer. Infeções na laringe mais frequentes. E toma de ir ao médico e de me darem logo antibiótico. Este ano arranquei dois sisos. 4 caixas de antibiótico em 2 meses. Já para não falar das minhas infeções urinárias anuais/bi-anuais, que independentemente dos cuidados de higiene que tivesse, apesar de baixar a incidência, persistiam. Ah, e claro, essas só passam com antibiótico.

Mas pronto, já chega de falar em todas as razões que me levaram a comprar o livro.
E vou começar a falar daquilo que eu mudei, desde que li este livro.

Mas vou já dizer-vos, a última semana não contou. Na realidade, tenho andado a tentar pôr me outra vez nos eixos. 'Passito a passito'.


1. Comecei a dar mais importância ao pequeno almoço. 

No início pensei em seguir as receitas do livro de pequeno almoço mas....
Pois é, a primeira receita ficava-me, financeiramente falando, a 20€.  E como não ganho para isso... Desisti logo dessa ideia. 
E pensei em algo que eu gostasse, que tivesse pouco açúcar, mas algum, e com algum conteúdo calórico para me aguentar as primeiras horas da manhã. Mas não em demasia, porque não consigo comer muito pela manhã. Assim, o meu pequeno almoço consiste em:
Caneca de chá s/ açúcar ou sumo de laranja ou caneca com café c/ açúcar ou mel + papa de aveia com água, bagas de cranberries, sementes de girassol, colher de manteiga de amendoim e canela ou metade de um abacate no forno com ovo no meio ou panqueca de aveia com banana.
A minha amiga nutri perguntou-me se a aveia não me dava volta aos intestinos. A mim não dá. Mas eu também ia poucas vezes fazer a necessidade n' 2 ( btw, já viram o novo vídeo da bumba? Ahah). Agora é diário 🎉🎉.

2. Tento integrar mais frutos secos na minha dieta. 

Assim, além de os comer ao pequeno almoço, como a meio da manhã. Com iogurte. Como adoro sementes de girassol lá vão elas. 

3. Tento integrar mais leguminosas na alimentação. 

Assim, todos os pratos principais (almoço/jantar) levam legumes ou, como no livro ele está sempre a chamar, alimentos ricos em fitoquímicos. 
Ao almoço não faço restrição nenhuma na alimentação. Adiciono apenas uma salada ( que antes era demasiado preguiçosa para fazer). Ao jantar, basta-me um bom prato de sopa com uma peça de fruta. As vezes como um mini prato - principalmente se a sopa for leve - com pimentos, feijão, cogumelos, atum, ovo, o que eu quiser :)

4 - Aumentei as minhas horas de sono. 
8h diárias de sono fazem maravilhas. Sério.

5 - Quando vem uma constipação... Comprei chá de sabugueiro.

Faço e bebo várias vezes ao dia. No primeiro dia parece que estou a morrer. No 2' dia, de ressaca. Mas, ao 3' dia, já não estou doente.
Se estiver muito congestionada, a ponto de não conseguir dormir, tomo antihistaminico. Porque, segundo o livro, uma boa noite de sono, compensa os possíveis efeitos secundários deste tipo de medicamento no nosso organismo.

Somos aquilo que comemos. E não sou nenhuma especialista em alimentação. Mas sinto-me bastante bem com estas pequenas alterações. E, apesar de saber que não é o objetivo da maior parte das pessoas, mantive o meu peso (tinha medo de perder).

Além de que cada um leva a sua própria lição daquilo que lê.

Mas este livro, apesar de não ter concordado em absoluto com tudo, vale a pena ser lido.
O próximo do género será, possivelmente, sobre o intestino (yap, leram bem... intestino) ou o 'cérebro de farinha'.

Sem comentários:

Enviar um comentário