terça-feira, 22 de maio de 2012

Verbo do dia: Tamponar!

Não que costume estudar de véspera. Normalmente, estudo, no mínimo, com 3 dias de antecedência, para não estar muito sobrecarregada e para não ir dormir após as 2h. O que, vá se lá saber, acaba sempre por acontecer. Hoje não é excepção. Vim aqui porque além do tamponamento, que passo já a explicar, é sempre saudável fazer um intervalozinho. E como tenho o teste amanhã às 9h, não queria nada adormecer.
Estão a ver aquelas cadeiras que até parecem importantes mas que, por muito que queiram perceber, é complicado?
Ora, eu vou às aulas, mas como aquilo é em horário super matinal, e a teoria não tem nada de interessante, a minha atenção ora vai, ora vem. Chego agora às vésperas para ler os apontamentos (que a professora faz o favor de dar aos alunos) e juro! Juro que eu ainda devia receber dinheiro, só para perceber isto.
E dou-vos dois exemplos rápidos, que tenho que voltar a estudar e a comer Kinder's (para aumentar a concentração + memória!):

Parece que a ventilação aumenta com a necessidade de tamponar o lactato.
E não é que o verbo não exista! 
Eu tampono, tu tamponas, ele tampona!
Só está um bocadinho mal aplicado. 
Depois de muita volta e reviravolta, lá percebi que se referia aos sistemas-tampão do pH.

Continuo a ler e " o pulso de O2 ~ volume de sangue extraído pelo metabolismo a cada batimento cardíaco ~ depende da avidez tissular em captar O2 "

Tissular também existe mas refere-se a tecidos... de tecer, não do organismo, entenda-se!

Eu preciso é de férias, está visto!


Sem comentários:

Enviar um comentário