quarta-feira, 23 de novembro de 2011

E a saga do assalto continua!

Como introdução resumida:

- Em Setembro mudei de casa. Pagámos o mês e a caução. A caução, serve para “defender” o senhorio, em casos em que as pessoas se vão embora e não pagam as contas que vêm depois. Ou para avisar o mesmo que os inquilinos pretendem mudar-se, não pagando assim o último mês de estadia na casa. Servindo a caução para essa finalidade também.

-No final de Outubro fui assaltada.

- Mudei de casa em Novembro. O senhorio ficou com a caução (se bem que, no caso, não tinha feito má figura se a tivesse devolvido).

-Ontem, liga-me a senhoria. Foi assim:

“Olá I. Tudo bem?”

“Sim, tudo bem…”

“Olhe… chegaram as cartas da luz e do gás. Uma de 20 euros. Outra de 11. E agora eu queria saber como queria fazer…”

“Então, eu e a A. deixámos-lhe a caução para isso mesmo. Para pagarem as possíveis contas que pudessem vir”

“Ah! Não… então, a caução é porque vocês se foram embora da casa!”

“Exacto. E por isso mesmo é que a vai usar para pagar as contas…”

“AH!… Os vizinhos vieram dizer-me que vocês tinham sempre gente a sair e a entrar em casa. Depois olhe… assaltaram-vos”

“Olhe, os vizinhos foram-lhe dizer mal. Que nós só fizemos dois jantares, e foi com gente conhecida e de confiança. Que por acaso até estavam connosco no dia do assalto”

“Pois… não sei. Uma vizinha veio dizer-me que já estava farta de avisar a A. para terem a janela fechada”

“ Olhe, essa janela, era a do meu quarto. E só estava aberta- e era o estore – quando eu estava no meu quarto de dia. E isso era raro”

“Pois… não sei. Olhe, quem assaltou a casa, sabia o que ia buscar”

“Pois, mas não foi falta de cuidado! Que quando saíamos tínhamos sempre tudo fechado”

“Pois… e eu que tive tantas oportunidades de alugar a casa… e tinha que a alugar a vocês e ter acontecido aquilo… E agora? Agora fico no prejuízo…”

“Olhe que não fica mais no prejuízo que nós ficámos”

“Óh… então e não conhece ninguém que queira mudar de casa'?”

 

Por acaso até conheço. Mas disse-lhe que não. Que não ia desejar tal sorte a alguém de ter aquela gente como senhorios. Quer dizer. Fomos roubadas no valor de 1300 euros. Ficou-nos com as cauções para pagar as contas (214 euros). E fica no prejuízo pelas contas que vieram (31 euros…)

E porque não está lá ninguém em casa… Ponha grades, sei lá! Se as tivesse posto não tinham levantado o estore e partido a janela!

Ainda tem a lata de dizer que se fomos assaltadas foi porque não tivemos cuidado (mais cuidado, só não tendo amigos e vivendo no escuro total) e de perguntar no final se não conheço ninguém que queira mudar-se.

Devia ter-lhe perguntado se os vizinhos também não lhe tinham dito se viram os ladrões. Já que estavam sempre atentos a quem entrava e saía de casa…

Isto só a mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário