quinta-feira, 21 de julho de 2011

O porquê da criança não querer ir ao Zoo

No Domingo, a criança vira-se para mim e diz qualquer coisa do género: Ah! Já falta pouco tempo para irmos ao Jardim Zoológico *-*

Na Segunda, disse à mãe que não queria ir.
A minha tia estranhou, claro. Perguntou-lhe porquê. Ela não disse.

Entretanto o pai dela, ao falar com ela por telemóvel, pergunta-lhe se não estava entusiasmada com a viagem. Ela disse que não. E que já não ia. Ele perguntou-lhe porquê. Ela disse que não era por nada em especial. Mas que já não ia. E que os pais podiam ir, mas ela não. Isto tudo já a chorar.

Ora, o meu tio telefona à minha tia e diz-lhe que não faz sentido nenhum a criança não ir e eles irem. Que estava preocupado.

No dia seguinte voltam a falar as duas. Mas nada, ela não lhe disse o porquê.

Não há duas sem três, ontem sentou-se com a criança na sala e explicou-lhe que aquela viagem era importante para ela. Que a família ia estar toda junta. Que ia ser divertido para todos. Mas se ela não fosse, os tios e primos iam ficar tristes. E já não ia ser a mesma coisa.
A minha prima diz que não quer ir e vai para o quarto a chorar.

Lembram-se disto? De eu falar o quão supersticiosa é a minha família?
A minha tia vai e acende um incenso. E começa a pedir ajuda para conseguir perceber a criança.

Minutinhos depois entra ela pela sala, já sem estar a chorar, muito séria, e diz qualquer coisa do género:
"Mãe, vou contar-te porque é que não quero ir ao Zoo..."
"É que eu sonhei que se for a Lisboa me vão raptar. E que eu vou ficar longe de vocês."
"Eu sei que se for, é isso que vai acontecer!"

Conversa para cá e para lá, a minha tia explica-lhe que é normal termos pesadelos. Mas que não têm que ser realizados. Que vai correr tudo bem.
E mais não sei o quê para a acalmar e convencer.

Hoje já acordou toda entusiasmada.
É que ela vai ao Zoo :)


3 comentários: