terça-feira, 11 de janeiro de 2011

"A Luz De Um Novo Dia" de Torey Hayden


Recebi-o no Natal, acabei-o este Sábado. É daqueles livros que se lê rápido e que no final se deseja que não tivesse acabado. Bonito e realista.

Até fazia um breve resumo do que li, mas normalmente quando faço isso as pessoas desinteressam-se. Para além de que, a síntese está disponível para consulta (google! google!).

Anyway, por isso, vou só transpôr um pequeno excerto que gostei muito :) :



"Billy observava Jesse a trabalhar.
-Tu e eu somos amigos, né?"
Jesse encolheu os ombros.
-Foi isso que disse ao meu irmão (...) que conhecia um miúdo preto na escola e que era meu amigo e que ele não fosse dizer coisas más sobre miúdos pretos, ou eu dava-lhe - prosseguiu Billy - É isso que eu faço quando insultam os meus amigos.
(...)
-Pois, tu também és meu amigo. Já disse à minha avó. (...) E ela disse «Tu não tens amigos» - continuou Jesse - Ela disse «é por teres Tourette e é por isso que és assim. E não consegues arranjar amigos».
-Isso não é verdade - declarou Billy. - Isso é o mesmo que ter preconceitos, não é, professora? É como dizer que não tens amigos por seres preto. (...) Dantes, antes de conhecer o Jesse, achava que não podia ser amigo dele por ser preto. Mas agora, quando olho para ele, não penso que ele é preto. E é a mesma coisa com a Tourette. É que, quando não te conhecia, Jesse, pensava que os teus tiques eram esquisitos, mas agora não os vejo. Se conhecermos as pessoas, não vemos que são diferentes. Só vemos como somos parecidos."



Torey Hayden

Sem comentários:

Enviar um comentário