Acreditem, que me tinha dado muita utilidade quando andei na véspera da viagem a fazer a mala, ter lido um post assim.
Levem cuecas para 2 semanas. Caso sejam meninas, levem mais 7 cuequitas para quando estiverem menstruadas. Aproveitem e levem pensos. Nunca se sabe quanto podem custar-vos noutro país. E é uma coisa que se gasta, e que quando voltarem podem substituir o peso por pequenos souvenirs.
Se para um país frio:
- Bikini (Sim, bikini!). Nos países frios há saunas e piscinas interiores térmicas. Levem bikini.
-Camisolas polares e de lã. Basta uma camisolita interior ( o melhor é levar umas 3), e outra por cima para ficarem bem. Além, claro, de ser conveniente terem por cima um casaco térmico e impermeável (e sim, chega um!)
- Tshirts. Para sairem à noite. Para estarem dentro da vossa casa. E por aí em diante. Os locais têm bem melhores condições de aquecimento.
- Um casaquinho de malha. Dá jeito.
- "Leggins polares". É o melhor que existe. Calças de ganga ficam frias rapidamente, só mesmo por cima de uns collanzitos quentitos.
- Botas (2 pares) e chinelos para casa. É o suficiente.
- Luvas, gorro e cachecol =)
Depois há pequenos objetos que fazem tremenda falta: corta unhas, phones, pinça, elástico cabelo, secador, tesoura, mini-kit costura (daqueles que se costumam dar nas eleições), uma mochila - pode ser a mala de mão- e abre-latas. Aconselho vivamente a levarem disto.
E como prevenir nunca é demais: levem qualquer coisinha para a garganta, e uns ibuprofenozitos. E se costumam ter algum problema se saúde com alguma regularidade, levem!
Por último. Levem qualquer coisa pessoal. Fotografias, por exemplo. E pelo menos uma caneta e um cadernozito.
O problema de viagens para países frios é mesmo o peso da mala. A roupa é toda mais pesadota. Por isso aconselho a que levem mesmo só o indispensável.
Para países quentes, ainda não sei bem. Mas deve ser menos complicado que para frios. A roupa sempre pesa menos.
Espero que dê jeito a alguém :)